Um “quase” acidente é um evento não planejado, que poderia ter resultado em acidente grave.

Como o acidente não ocorreu, muitas vezes o incidente não é relatado, o que está errado. Este fato está em desacordo com as regras de segurança, uma vez que ela é prevencionista. Eles devem ser sempre relatados.

Um quase acidente

Por que  é importante relatá-los?

Porque os relatos motivam os colaboradores serem pro-ativos com relação as medidas de segurança, pois com essa postura, a implementação de medidas preventivas e procedimentos se tornam mais eficazes, evitando que o “acidente” aconteça.

Mas para isso ocorrer, é importante implementar a cultura de segurança com treinamentos e conscientização como melhoria continua, para todos os colaboradores.

Esses treinamentos facilitam na compreensão e na importância de ajudar o SESMT a investigar o relatado de uma situação NÃO segura, para que verifiquem o que resultou este quase acidente e implementem políticas e procedimentos de segurança evitando que um acidente/incidente aconteça.

Relatar um quase acidente não é denunciar, é uma medida de vital importância para prevenção de incidentes graves, e até mesmo fatais, que são menos frequente.

Com a ajuda de todos, fica mais fácil de encontrar melhorias de prevenção contra riscos.

#ProtengeEPI #EPIComEngenharia #VestimentaContraCalor #ProteçãoContraCalor #VestimentasEPI